Ter uma piscina limpa e bem cuidada exige manutenção periódica, mas existem 4 coisas que você nunca deve fazer no tratamento da sua piscina.
Não é só nos dias de uso intenso que deve-se buscar por um bom tratamento da piscina, afinal, para manter uma boa manutenção, você precisa ter atenção o ano inteiro.
Existem certos cuidados que precisam ser tomados no dia a dia para evitar a proliferação de organismos na sua piscina e deixá-la com um aspecto lindo e saudável.
Porém, existem muitos erros que você não pode cometer nunca durante o tratamento da sua piscina e vamos te explicar o porquê hoje!
4 coisas que você nunca deve fazer no tratamento da piscina
Errar na quantidade de cloro no tratamento da piscina
O tratamento mais comum para a limpeza da água é o cloro. Você deve seguir exatamente o que está na embalagem do produto, de acordo com a sua piscina.
Mas, é válido lembrar: o cloro não é o único produto utilizado na limpeza da piscina. Portanto, exagerar em sua quantidade pode fazer com que o efeito dos outros produtos não seja percebido.
É preciso realizar a limpeza a cada duas semanas, ou pelo menos 1x por mês, para que a água permaneça limpa.
Não verificar o filtro após a limpeza manual
A limpeza da piscina também necessita de uma limpeza manual, feita através da aspiração das impurezas.
Porém, é um erro comum apenas aspirar e esquecer de verificar o estado do filtro na casa de máquinas. Se não houver a manutenção, a bomba irá atuar com ainda mais pressão, forçando o motor e podendo até mesmo queimá-lo.
Não testar a água durante o tratamento da piscina
Existem diversos kits e testes que você pode utilizar para manter o equilíbrio químico da água. Não utilizá-los é fazer as coisas no escuro, sem ter certeza dos parâmetros da água.
Confiar no “olhômetro” depois de muito tempo repetindo os mesmos processos pode ser algo muito ruim para a manutenção da água, já que isso pode garantir soluções químicas em doses superiores.
Utilizar os testes garante que todos os parâmetros necessários estarão balanceados.

Usar objetos metálicos para misturar os produtos químicos
Muitos produtos possuem ação corrosiva – o que exige bastante cuidado em sua manipulação – e que podem destruir os objetos metálicos ao longo do tempo.
Além disso, há o risco de misturar os equipamentos corroídos com a solução química no balde, interferindo na qualidade da água. Por isso, tenha os acessórios específicos indispensáveis.
Enfim, manter uma piscina limpa e com a manutenção em dia também é essencial para a nossa saúde. Afinal, negligenciar o tratamento da piscina pode ser bem caro a longo prazo, levando ao esvaziamento e enchimento da piscina e ao investimento em outras coisas, como a bomba, filtros e outros equipamentos de tratamento.
Por isso, conte conosco da ABF Piscinas. Temos produtos de ponta para ajudar no tratamento, além de dicas imperdíveis para manter a sua piscina tratada.
Fonte:
Dicas e truques para tratar a água da piscina. Exame. Acesso em 19 de maio de 2022.