Vinil, pastilhas, azulejos, cerâmica ou porcelanato, existem diversos tipos de revestimento para piscina. Mas, qual é a melhor escolha?
Escolher qual o revestimento ideal para a sua piscina pode ser uma tarefa um pouco complicada. Para que a sua piscina esteja sempre bem cuidada e a diversão seja garantida por muito tempo, é importante saber quais cuidados se deve tomar na hora da escolha do revestimento e como cuidar corretamente da opção escolhida.
Pensando nisso, montamos este artigo com algumas dicas que te ajudarão no processo de escolha e, posteriormente, de cuidados. Continue lendo as próximas linhas e saiba mais!
Quais tipos de revestimento para piscina existem?
Os tipos de revestimento de piscina mais comuns são:
- Vinil;
- Pastilhas;
- Azulejos;
- Cerâmica
- Porcelanato.
Enfim, cada um desses tipos de revestimento tem suas especificidades, vantagens e desvantagens. Mas, não se preocupe! Nosso objetivo nesse texto é diferenciar os tipos e te auxiliar nos cuidados de cada um deles.
Revestimento de vinil para piscina

O vinil é uma alternativa aplicada como revestimento de piscinas de alvenaria. As piscinas de vinil têm um custo inicial mais baixo e um formato personalizável.
Entretanto, as desvantagens são que ela é mais frágil e tem um tempo de vida útil curta se não houver cuidados frequentes. Objetos podem cortar o vinil e causar estragos ao material. Usando um vinil de boa qualidade, em média você terá que fazer a troca dele de 10 em 10 anos.
Para cuidar bem do seu revestimento de vinil, trate da água com desinfetantes bactericidas como cloro ou ozônio, entre outros, desde que o produto não contenha cobre. Além disso, utilize sempre os produtos diluídos na dose recomendada pelo fabricante e nunca despeje nada direto na água. Coloque em um recipiente com um pouco de água da piscina e misture na água da piscina, em seguida.
Pastilhas para piscina

O revestimento em pastilhas oferece diversas vantagens, entre elas a possibilidade de criar desenhos com diferentes cores, além da fácil adaptação do material ao ser colocado em escadas, quinas ou cantos curvos da piscina. A aplicação das pastilhas, por outro lado, precisa ser feita por mão de obra especializada, para manter a qualidade.
Os cuidados com o revestimento de pastilhas são simples. Assim, indicamos apenas água, sabão e se necessário uma esponja para esfregar áreas mais sujas. Produtos muito fortes podem danificar as pastilhas ou até mesmo descolar uma delas do fundo, o que vai causar um problema ainda maior do que a sujeira.
Revestimento de azulejos para piscina

O revestimento de azulejos tem as mesmas vantagens das pastilhas no sentido de facilitar estilos e curvas com o material, no fundo da piscina. Porém, sua limpeza já é recomendada com um pouco mais de foco nos rejuntes, para evitar acúmulo de sujeira ou criação de limo. Além disso, a limpeza pode ser feita com cloro.
Cerâmica ou porcelanato para piscina

Por fim, a cerâmica e o porcelanato são, com certeza, as opções mais duráveis de revestimentos. Além do fato de que eles resistem a produtos químicos fortes e dão um ar mais contemporâneo e rebuscado ao ambiente, eles também resistem aos raios ultravioleta, o que evita desgaste das peças e aumenta o tempo de vida.
Enfim, conte com a ABF Piscinas para limpar e manter a água da sua piscina sempre pronta para a hora da diversão! Navegue pelo nosso site e aproveite as ofertas.
Fonte:
Como escolher revestimento para piscina. Eliane. Consultado em 14 de abril de 2022.