A água da sua piscina está esverdeada e com as paredes oleosas? Por mais que não seja um problema grave, muitas pessoas evitam tomar banho, pois passa um aspecto de suja. Dessa forma, o algicida pode ser o seu principal aliado.
Essa água esverdeada, assim como a oleosidade, é causada por algumas espécies de algas, que acabam se instalando na sua piscina. Assim sendo, isso significa que uma mudança nos cuidados é necessária.
Quer saber mais sobre o que é esse produto e como ele realmente funciona? O Blog da ABF Piscinas separou tudo o que você precisa saber sobre o algicida! Acompanhe mais a seguir!
Algicida: o que é e como funciona
Basicamente, o algicida é um produto químico composto com uma base de íons de cobre quelados. No entanto, também pode ser produzido por outros materiais, como hipocloretos de cálcio ou sódio, sais de ferro, acetato de fentina, endotal, diclorofena e outros.
A sua principal função é atuar na eliminação das algas, responsáveis pelo aspecto oleoso, cores esverdeadas e aquele habitual cheiro de rio na água. Além disso, também é capaz de evitar o surgimento dessas.
Vale destacar que essas algas não apresentam prejuízos para a saúde. No entanto, elas são alimentos para várias bactérias, que podem acabar se proliferando no local e, consequentemente, prejudicar a sua saúde.
O algicida é um produto de fácil aplicação, sendo de rápida e prática diluição. Assim, aplicado na piscina, ele elimina as algas, dando um fim ao cheiro de rio, cor esverdeada e aspecto oleoso.
De choque x de manutenção
Existem dois tipos de algicidas: o de choque e o de manutenção. Eles podem ser utilizados uma vez por semana apenas. É necessário ter muito cuidado com o contato do produto com a pele, olhos e outras mucosas.
Dessa maneira, o primeiro tipo é focado na limpeza das piscinas em que já existe a presença de algas. É uma boa opção para aquelas águas que possuem as algas verdes, que são mais comuns, assim como as rosas, pretas e amarelas, que já são mais difíceis de retirar, além de serem mais raras.
O algicida de choque, então, garante maior segurança, praticidade e, principalmente, durabilidade. Geralmente, os produtos rendem bastante, além de ter uma fácil aplicabilidade e rápida ação. Ou seja, você pode usar a sua piscina cerca de 30 minutos após a aplicação.
Enquanto isso, o algicida de manutenção funciona assim como o próprio nome sugere. Ele funciona como uma maneira de prevenir o aparecimento das algas. Pode ser utilizado após o tratamento de choque, o que faz com que as algas não voltem.
Vale destacar que o uso desse produto químico não é indicado junto com o cloro. Isso porque, quando os dois se encontram, algumas manchas irreversíveis podem ser formadas.
Esse produto é fundamental para os cuidados da sua piscina, sendo um item indispensável para quem quer garantir banhos apropriados, além de manter a vida útil da sua piscina.
Agora que você conhece o que é e como funciona o algicida, não perca tempo! Clique aqui e confira todas as opções disponíveis no nosso site!
Fale conosco através do WhatsApp!