A temporada de chuva já começou em Fortaleza e saber cuidar da piscina nesta época é algo essencial para poder aproveitar a próxima temporada.
Agora, em Fortaleza, as chuvas se tornam mais frequentes e o que todos querem saber é: como cuidar da piscina na temporada de chuva? Neste período, é natural que a utilização da piscina diminua consideravelmente. Entretanto, os procedimentos de limpeza e manutenção da mesma não podem ser esquecidos.
Inclusive, muitas vezes, eles são ainda mais necessários, considerando que a chuva e o vento traz muitos resíduos. Além disso, sem a devida movimentação da água, ela pode acabar ficando turva ou esverdeada. Mas calma, nós vamos te ajudar nessa missão! Continue lendo as próximas linhas e saiba como cuidar da piscina na temporada de chuva.
Primeiramente, cubra a piscina
Já falamos em outro post como manter a piscina coberta pode colaborar para a saúde da água. Por isso, sempre que possível, coloque uma proteção na piscina e não se esqueça de prendê-la bem nas bordas para que ela não se solte em caso de ventanias.
É um cuidado simples, mas que colabora para todas as outras medidas e, é claro, ainda ajuda a manter resíduos, detritos e poeira bem longe da piscina. Assim, os próximos passos podem ser feitos e conservados por mais tempo, fazendo com que realmente valham a pena.
Escove a piscina frequentemente na temporada de chuva
A piscina é naturalmente um ambiente úmido e isso incentiva, de maneira direta, a proliferação de algas. Entretanto, essas algas são prejudiciais para a saúde, causando problemas e infecções de pele. Assim, eliminar qualquer vestígio dessas algas da água faz toda a diferença para manter a qualidade da água mesmo na temporada de chuva.
A escovação é a principal ação na remoção de algas. O processo precisa de cuidado e atenção, começando nas bordas, depois paredes e, por fim, fundo. No processo, vale uma atenção especial: se as algas apresentarem cor amarelada, significa que um bom algicida deve ser usado para eliminá-las.

Aspire a piscina semanalmente
A aspiração da piscina está entre os principais cuidados a se ter na temporada de chuva. Isso porque, a falta de movimentação da água faz com que a sujeira decante e se acumule no fundo da piscina. Assim, para que o processo não demande muito esforço, procure tirar o excesso de sujeira da superfície com uma peneira de forma periódica.
Vale destacar que existem aspiradores automáticos para essa função. Eles facilitam diretamente o serviço de limpeza da piscina e pode te ajudar em todo o período de chuvas.
Não se esqueça de controlar os níveis da água durante a temporada de chuva
Por fim, mas não menos importante, não podemos esquecer dos cuidados químicos. Medir o pH e os níveis de cloro é algo essencial, afinal, caso não estejam corretos, fungos e bactérias podem se multiplicar ou se alojarem em algas existentes.
Além disso, não esqueça que é essencial determinar um horário para filtra a piscina. Garantindo um horário regular, o efeito dos produtos de tratamento se tornará realmente eficaz.
Enfim, anotou todas as dicas? Então, cuide da sua piscina da maneira certa nessa temporada de chuva para que logo possamos aproveitar novos mergulhos deliciosos ao lado de quem amamos. Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir muitas outras dicas sobre limpeza e manutenção que já publicamos aqui em nosso blog!
FONTE
4 dicas para cuidar da piscina e do jardim em época de chuva. Cristiano casa e construção. Consultado em 22 de janeiro de 2022.