O mosquito da dengue (Aedes Aegypti) se reproduz em água parada não tratada, logo, deixar de cuidar da piscina durante alguns dias pode torná-la o ambiente ideal para que esses pestinhas se esbaldem.
Claro que você não quer dividir a área de lazer da sua família com eles, não é mesmo? Só até maio desse ano já foram registrados cerca de 540 mil casos prováveis de dengue no Brasil.
Por isso, nós escrevemos este artigo com dicas que vão ajudar a deixar o mosquito da dengue bem longe da sua casa. Confira!
Quais outras doenças o mosquito da dengue pode transmitir?

Esse bichinho também é responsável pela transmissão de outras doenças, como febre amarela, chickungunya e zika. O maior problema é que, mesmo em condições adversas, tanto o pernilongo quanto seus ovos são muito resistentes.
Para você ter uma ideia, depois que o mosquito da dengue coloca os ovos, os embriões podem resistir por até dois anos, mesmo em locais secos. É muito tempo, concorda?
Assim que eles entram em contato com a água novamente, reiniciam o seu desenvolvimento. Por isso, o esforço para combatê-lo deve ser contínuo.
Como é seu ciclo de reprodução?

O Aedes Aegypti, deposita seus ovos em locais secos muito próximos da água parada e não tratada, como bordas de piscinas e vasos de plantas. A partir daí, em até três dias as larvas já se desenvolvem.
Durante um período de cinco a sete dias essa criatura se alimenta de resíduos orgânicos, para então completar o ciclo e sair por aí voando e incomodando muita gente. Uma curiosidade é que apenas a fêmea necessita de sangue, por causa da produção dos ovos.
Como manter a piscina livre do mosquito da dengue?

Você precisa estabelecer uma rotina básica de limpeza da piscina, mesmo durante os períodos em que ela não é usada, como o inverno, por exemplo. Confira o que você pode fazer:
- limpar a borda da piscina — procure usar uma esponja e um produto próprio para isso;
- manter o equipamento de filtragem em dia — a dica é usar um timer que acionará a bomba automaticamente durante o tempo necessário;
- usar uma capa de proteção — mas, lembre-se, mesmo com ela é preciso tratar a água;
- deixar o cloro livre entre 2 e 3 ppm;
- remover qualquer resíduo orgânico — isso elimina a fonte de alimento das larvas, enquanto elas se desenvolvem.
Contudo, você também precisa manter a área em torno limpa e organizada. É, tem coisas que ninguém te conta sobre ter uma piscina em casa.
Preste atenção se não há locais com acúmulo de água parada em vasos, pratinhos, calhas ou baldes. Até mesmo uma tampinha de garrafa perdida pode se tornar um berçário ideal.
Sendo assim, já deu para perceber que a melhor maneira de evitar que o mosquito da dengue tome conta da sua piscina é estabelecer uma rotina de limpeza e cuidados no local, certo? Dessa forma, a área de lazer estará segura e sempre pronta para a diversão.
Quer mais dicas para manter a água sempre limpa e ideal para o uso? Então confira também esse artigo de como cuidar da piscina na temporada de chuva!
Fonte:
Aedes aegypti. Fiocruz. Consultado em 03 de agosto de 2022.