Cuidar da sua piscina no verão é algo essencial para garantir bons momentos de lazer e relaxamento na época mais quente do ano.
Os dias mais quentes do ano estão se aproximando e nada melhor do que um belo mergulho na piscina no verão. Mas, além de manter a água limpa, cuidar da manutenção da piscina é algo essencial.
E, por falar nisso, você sabe quais os cuidados certos a ter com sua piscina no verão? Não? Então, nós vamos te ajudar a garantir ótimos e relaxantes banhos! Continue lendo as próximas linhas e confira todos os detalhes.
Tratamento físico da piscina no verão
Quando falamos em tratamento físico, o primeiro passo é filtrar a água diariamente. Para isso, você deverá manter o filtro em perfeita ordem, garantindo que o mesmo esteja ligado tempo suficiente para a manutenção de toda a água (de 6 a 8 horas).
Esse passo é essencial, pois as piscinas estão expostas a materiais estranhos trazidos pelo vento, insetos e até mesmo outros banhistas. Portanto, não o esqueça!
Semanalmente, você deverá realizar a limpeza do pré-filtro. Esta tem como finalidade retirar as sujeiras mais grossas, como folhas e insetos, impedindo que passem para o cabeçote ou areia do filtro.
Por fim, não se esqueça da limpeza da área ao redor da piscina, quando necessário. Essa limpeza ajuda a evitar que caia sujeira dentro da piscina. Sua piscina passou todo esse inverno coberta? Então, ao retirar, esteja atento para que os resíduos de sujeira não entrem em contato com a água. Escove bem a piscina para que as sujeiras nas paredes, fundo e bordas sejam removidas.

Tratamento químico
A medição da alcalinidade total da água é algo que deve ser feito ao menos uma vez ao mês. Ela deve estar entre 80 e 120 ppm, caso esteja menor que 80, é possível que a água danifique e corroa os acessórios e equipamentos da piscina.
Manter a água balanceada é outro passo para garantir a saúde da sua piscina no verão. O pH é um parâmetro de medida da acidez, neutralidade ou alcalinidade da água. Assim, o equilíbrio da água é garantido quando o pH, bem como a alcalinidade estão na faixa ideal, ou seja, entre 7,4 e 7,6.
Além disso, não se esqueça de atentar-se à oxidação. O agente oxidante elimina a matéria orgânica, a oleosidade da água e outras impurezas. Entretanto, a sua utilização deve estar relacionada ao uso da piscina. Portanto, se o uso é pouco frequente, deve-se usar o oxidante a cada 15 dias. Caso o uso seja frequente ou a piscina for aquecida, a recomendação é a cada 7 dias.
Por fim, não podemos deixar para trás as aplicações de cloro. A aplicação deve ser feita sempre após o uso da piscina, checando, antes da aplicação, se o pH e a alcalinidade estão na faixa ideal e, caso não esteja, fazendo a correção dos mesmos. Para adicionar cloro à piscina, misture o produto com água em um balde e distribua pela piscina igualmente.
Enfim, com essas dicas, cuidar da sua piscina no verão será muito mais fácil e você poderá aproveitar cada momento. Lembre-se, além de cuidar da sua saúde, a manutenção da piscina garantirá uma vida útil muito maior para a mesma e seus componentes.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para adquirir tudo o que você precisa para a manutenção da sua piscina no verão clicando aqui.
FONTE
Cuidados que você precisa ter com a piscina no Verão. Cemacon. Consultado em 28 de outubro de 2021