Você sabe como a limpeza de bordas da piscina deve ser feito? Entender como proceder corretamente faz toda a diferença para garantir uma piscina saudável.
Não tem coisa melhor do que curtir um dia de sol em uma piscina limpa e bem tratada, não é mesmo? Mas além do cloro, regulador de pH e ferramentas essenciais de limpeza, é preciso se atentar a outro importante quesito: a limpeza de bordas.
De nada adianta uma água cristalina se, de longe, podemos ver uma borda oleosa, proveniente de bronzeadores, protetores solar e suor dos usuários. Mas qual será a maneira correta de limpar a borda da piscina? As dicas que separamos nas próximas linhas irá te ajudar nessa missão e garantir que sua piscina fique ainda mais perfeita.
Por que fazer a limpeza de bordas?
Durante os dias de uso, resíduos de bronzeador, protetor solar e suor acabam se acumulando nas bordas da piscina. A sujeira ali impregnada, acaba sendo uma grande fonte de consumo de cloro e, é claro, porta de entrada para bactérias indesejadas.
Assim, a limpeza de bordas entra em ação como uma forma de afastar esses malefícios e garantir um aspecto muito mais bonito para a piscina. Afinal, mesmo com a água cristalina e saudável, pode-se perceber de longe quando as bordas não estão limpas corretamente.

O que você não deve fazer no processo
Não é difícil encontrarmos pessoas ensinando a limpar as bordas usando um produto específico, uma esponja macia e realizando o enxágue da área com a própria água piscina. Entretanto, este é um grande erro, pois isso pode “boicotar” a sujeira, fazendo com que ela, ao invés de ser limpa, volte para a piscina.
Sendo assim, quando falamos em o que não deve ser feito na limpeza de bordas, este é um dos grandes quesitos. Lembre-se, o processo deve vir para garantir a limpeza do espaço e não fazer com que a água da piscina acabe sendo comprometida.
Como fazer a limpeza de bordas corretamente
Agora que você já sabe o que não fazer, é hora de saber o que e como fazer o processo! A maneira certa de limpar a borda da piscina é realmente tendo em mãos um bom limpa bordas e uma esponja macia, mas agindo de maneira diferente.
Você precisará utilizar dois baldes. No primeiro, você deverá dissolver o produto (limpa bordas), de forma mínima, mas que garanta sua eficácia para que não seja necessário colocá-lo em cada metro que se irá limpar. Isso também irá colaborar para que a ação de limpeza aconteça de forma homogênea.
O outro balde deve ser utilizado para limpar a esponja. Ou seja, você mantém a esponja sempre limpa e evita andar em círculos, espalhando a sujeira, ao invés de tirá-la de uma vez por todas. Portanto, após limpar a esponja, molhe-a no balde com o produto diluído e continue a limpeza até finalizar toda a borda.
Enfim, é um processo extremamente simples, mas que precisa de atenção e cuidado para ser feito corretamente. Seguindo essas dicas, sua piscina ficará 100% e você, bem como seus convidados, poderão a aproveitar ainda mais cada mergulho!
Procurando o produto certo para a limpeza de bordas? Clique aqui e faça o seu pedido conosco!
FONTE
Como limpar a piscina e tratar a água para garantir a diversão da família. Ypêdia. Consultado em 10 de janeiro de 2022.