Ter uma piscina em casa, pode ser muito legal, principalmente durante as festas de verão. Mas você sabe qual é o procedimento mais adequado para fazer uma limpeza de piscina?
Se você respondeu que NÃO, continue por aqui, pois vamos te explicar desde a periodicidade, até os produtos que serão utilizados na limpeza de piscina.
Para começar, já adianto que existem desde procedimentos diários, até os mensais. Por isso, vamos falar separadamente de cada um deles.
Procedimentos diários ou 2 vezes por semana para limpeza da piscina

Para manter uma limpeza de piscina realmente adequada, é importante verificar o nível do pH e do cloro, esvaziar o cesto do skimmer ou coadeira, e aspirar a sua piscina ao menos duas vezes por semana.
Durante o verão, quando o uso é mais constante, recomendamos realizar todos esses procedimentos de limpeza diariamente, e adicionar outros tais como:
- Retirar folhas
- Retirar pequenos insetos
- Conferir o nível da água
Procedimentos semanais

Existem 3 procedimentos simples que devem ser executados semanalmente para assegurar uma maior eficiência na limpeza da piscina. São eles:
- Escovar paredes e fundo da piscina
- Conferir a pressão do filtro
- Esvaziar o cesto da bomba
Reserve um tempo para esvaziar semanalmente o cesto da bomba, e também para averiguar a pressão do filtro. Com isso, você estará assegurando a limpeza da piscina e também a circulação da água.
Além disso a escovação das paredes e do fundo, é fundamental para fazer a limpeza da piscina de forma eficiente. Isto porque, esses procedimentos vão soltar todas as partículas de sujeira que estiverem presas nos rejuntes e azulejos.
Por soltar essas sujidades, recomendamos que essa escovação seja feita antes, ou junto com a aspiração, pois dessa forma as partículas soltas já são rapidamente retiradas da piscina.
Procedimentos mensais de limpeza de piscina

Por fim, os procedimentos de limpeza de piscina que podem ser realizados com frequência mensal são os seguintes:
- Verificar a dureza cálcica
- Verificar o nível de alcalinidade
Dureza cálcica é o volume de íons de cálcio presente na água, e o valor ideal dessa medida é 300ppm, mas pode variar tranquilamente entre 200 e 400 ppm.
Mas se esse valor estiver muito baixo a água da piscina ficará corrosiva. Os acabamentos vão sendo danificados, e surgirão problemas nas tubulações.
Caso os valores de dureza cálcica sejam muito altos, isso poderá causar incrustações e depósitos nas paredes e nos pisos, dificultando muito a limpeza.
Já a alcalinidade é uma medida usada para entender qual é a quantidade total de substâncias presentes na água, capazes de neutralizar os ácidos.
Portanto quanto maior for a alcalinidade, menor a acidez da água.
O nível de alcalinidade perfeito é 100 ppm, mas esse número pode variar entre 80 e 120 ppm sem maiores problemas.
A ABF Piscinas oferece uma vasta gama de produtos para limpeza de piscinas.
Se você deseja saber qual o melhor produto para cada procedimento, mande uma mensagem no whatsapp, que iremos te ajudar.