Muitas dúvidas acabam surgindo quando se decide montar uma piscina, principalmente em relação às opções disponíveis.
Montar uma piscina em sua casa é um sonho para você? Sem dúvidas, quem não deseja poder tomar aquele banho refrescante nos dias mais quentes e curtir momentos agradáveis ao lado de pessoas amadas, não é mesmo?
Mas para realizar esse sonho, você precisa entender quais os tipos de piscina disponíveis, bem como modelos e materiais mais utilizados. Além de comparar seus custos, é preciso avaliar as vantagens que cada tipo tem a oferecer.
Pensando nisso, montamos este artigo repleto de dicas para quem vai montar uma piscina. Leia as próximas linhas e saiba qual o melhor tipo que atenderá as suas necessidades.
Montar uma piscina de concreto/alvenaria
Esse tipo de piscina é bastante versátil, pois pode ser projetada em qualquer tamanho, formato ou profundidade. A opção é certeira para aqueles que buscam uma piscina única e bela.
Em relação ao acabamento, encontramos diversas opções para escolha. Você pode optar por azulejos, pedras e pastilhas, sendo esse último o mais utilizado. Em questão de valores, esta é uma das mais caras do mercado, além de ser a mais demorada.
Mas existe algo que precisa de atenção ao montar uma piscina assim: os vazamentos. Este tipo de piscina é mais vulnerável a eles, pois pode acontecer o adensamento do solo ao redor, formando pequenas fissuras no concreto. Por isso, uma boa impermeabilização no momento da construção faz toda a diferença.

Piscina de fibra
No quesito economia e agilidade na instalação a fibra de vidro ganha em disparado. A opção é pré-fabricada, o que faz com que em apenas poucos dias a piscina já esteja pronta para uso. Entretanto, para quem busca algo personalizado, adiantamos que a opção fica limitada, podendo escolher apenas os modelos já definidos.
Uma característica positiva é sua superfície lisa, que ajuda na limpeza e não acumula fungos. Além disso, as chances de vazamentos são mínimas, mas vale tomar alguns cuidados para essa garantia, como:
- Evitar escoamento da água;
- Manter a piscina sempre cheia;
- Usar algicidas à base de cobre ao fazer o tratamento da água.
Montar uma piscina de vinil
A estrutura dessa piscina é praticamente a mesma da de concreto, oferecendo bastante versatilidade no momento da construção. O ponto que diferencia as duas opções, é que na piscina de vinil, o vinil torna-se o revestimento para as paredes. Sua instalação é rápida, assim como manutenção e limpeza são bastante simples.
O vinil tem vida útil estimada por 10 anos, mas é preciso cuidado redobrado. Isso porque, objetos cortante e pontiagudos podem perfurar e causar vazamentos na piscina. Além disso, você precisará buscar por um caminhão pipa para encher a piscina, a fim de não enrugá-la.
Piscina de plástico
Por fim, não poderíamos deixar de citar a piscina de plástico, que vem ganhando a preferência de muitas pessoas como uma opção de lazer para toda a família. Por serem desmontáveis, elas são extremamente práticas, sendo utilizadas no verão e desmontadas no inverno.
Sua instalação é simples e fácil, mas não podemos esquecer da limpeza do local e a certificação de que nenhum objetivo pontiagudo ou cortante estará na superfície de montagem, para evitar danos ao vinil. Existem modelos de 20 mil litros, que acompanham até mesmo escada, bomba de filtragem e até sistema de aquecimento de água.
Para quem quer uma opção acessível, seu custo é baixo. Mas para quem preza pela beleza, talvez essa não seja a melhor opção.
Enfim, qual foi o tipo de piscina que mais te agradou? Faça a sua escolha e conte conosco para fornecer os melhores itens para limpeza e manutenção da sua piscina nova. Clique aqui e conheça mais de perto os nossos produtos.
FONTE
Tipos de piscinas, descubra qual o melhor para sua casa! Entenda Antes. Consultado em 17 de novembro de 2021.