Conhecida por “casa de máquinas”, essa é uma peça fundamental para a compreensão de quem tem uma piscina residencial, principalmente. Afinal, o funcionamento de uma piscina requer uma área específica para a instalação e manutenção de seus equipamento
Cuidar de uma piscina é algo bastante complexo, que exige equipamentos de qualidade que estejam em dia com a sua manutenção. A casa de máquinas é onde eles ficam abrigados, tendo características específicas para garantir o bom funcionamento dessa estrutura.
Vamos aprender mais sobre esse importante item e como ele funciona? A seguir, veja as principais informações a respeito disso.
O que é a casa de máquinas?

A casa de máquinas é a parte da piscina em que são instalados os equipamentos de manutenção.
Geralmente colocada em um local de fácil acesso à piscina, a mesma é essencial para o funcionamento da piscina, exigindo um bom conhecimento de suas funções pelo proprietário.
Então, entender bem como funciona este item é essencial para quem quer ter uma piscina em casa ou vai passar a cuidar de uma.
Isso envolve não apenas entender o propósito de cada equipamento, como também identificar eventuais falhas que necessitem de reparos.
Além disso, apesar do nome, a casa de máquinas não necessariamente é algo grande. Na maioria dos casos, consiste em uma caixa de tamanho pequeno ou médio localizada a poucos metros abaixo da piscina. Em geral, a casa de máquinas tem um tamanho proporcional à própria piscina.
Quais itens compõem a casa de máquinas?

Basicamente, compõem a casa de máquinas a bomba e o filtro. A bomba, ou motobomba, é responsável por fazer circular a água e os componentes químicos presentes nela.
Muitos deles não podem passar pelo filtro, então o trabalho de circulação ocorre de forma independente a ele.
Já o filtro é responsável por reter as impurezas que entram pela água da piscina. Ele, geralmente, utiliza elementos como areia ou zeólita para fazer esse trabalho. Vale lembrar que o tamanho da piscina dita o tempo de filtragem do equipamento.
Como ela funciona?

Sendo um espaço dedicado ao funcionamento de seus equipamentos, o papel principal da casa de máquinas é abrigar e manter a bomba e o filtro “seguros” para que continuem a executar as suas atividades.
Muito do funcionamento da casa de máquinas também depende de um acompanhamento direto pelo proprietário ou por um profissional especializado.
Isso envolve, por exemplo, monitorar o funcionamento do filtro, analisar o nível de acidez da água e se as bombas estão executando seu papel corretamente.
Por fim, a casa de máquinas deve atender às diretrizes determinadas pela NBR 10339/2018, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Ela define que o espaço deve ser de fácil acesso, possibilitar a livre entrada e saída de equipamentos, além de ser bem ventilada e ter paredes à prova de umidade.
Como você viu acima, a casa de máquinas é uma peça chave para o funcionamento de uma piscina. Ao compreender o seu papel e garantir o seu bom funcionamento, será possível curtir muitas horas de lazer com a família e os amigos na água.
Então, aproveite as informações que trouxemos acima para se informar sobre esse tema tão importante.
Por fim, se todo esse trabalho passa longe das suas habilidades, é possível contratar profissionais especializados para instalar e realizar a manutenção da casa de máquinas da sua piscina.
E nisso, a ABF piscinas pode te ajudar! É só entrar em contato conosco através do WhatsApp explicando o que você precisa, que responderemos logo em seguida.