O que é a casa de máquinas e como ela funciona?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
pexels pixabay 221457 scaled

Conhecida por “casa de máquinas”, essa é uma peça fundamental para a compreensão de quem tem uma piscina residencial, principalmente. Afinal, o funcionamento de uma piscina requer uma área específica para a instalação e manutenção de seus equipamento

Cuidar de uma piscina é algo bastante complexo, que exige equipamentos de qualidade que estejam em dia com a sua manutenção. A casa de máquinas é onde eles ficam abrigados, tendo características específicas para garantir o bom funcionamento dessa estrutura.

Vamos aprender mais sobre esse importante item e como ele funciona? A seguir, veja as principais informações a respeito disso.

O que é a casa de máquinas?

casa de maquinas piscina

A casa de máquinas é a parte da piscina em que são instalados os equipamentos de manutenção.

Geralmente colocada em um local de fácil acesso à piscina, a mesma é essencial para o funcionamento da piscina, exigindo um bom conhecimento de suas funções pelo proprietário.

Então, entender bem como funciona este item é essencial para quem quer ter uma piscina em casa ou vai passar a cuidar de uma.

Isso envolve não apenas entender o propósito de cada equipamento, como também identificar eventuais falhas que necessitem de reparos.

Além disso, apesar do nome, a casa de máquinas não necessariamente é algo grande. Na maioria dos casos, consiste em uma caixa de tamanho pequeno ou médio localizada a poucos metros abaixo da piscina. Em geral, a casa de máquinas tem um tamanho proporcional à própria piscina.

Quais itens compõem a casa de máquinas?

bomba 03

Basicamente, compõem a casa de máquinas a bomba e o filtro. A bomba, ou motobomba, é responsável por fazer circular a água e os componentes químicos presentes nela. 

Muitos deles não podem passar pelo filtro, então o trabalho de circulação ocorre de forma independente a ele.

Já o filtro é responsável por reter as impurezas que entram pela água da piscina. Ele, geralmente, utiliza elementos como areia ou zeólita para fazer esse trabalho. Vale lembrar que o tamanho da piscina dita o tempo de filtragem do equipamento.

Como ela funciona?

revestimento capa

Sendo um espaço dedicado ao funcionamento de seus equipamentos, o papel principal da casa de máquinas é abrigar e manter a bomba e o filtro “seguros” para que continuem a executar as suas atividades.

Muito do funcionamento da casa de máquinas também depende de um acompanhamento direto pelo proprietário ou por um profissional especializado.

Isso envolve, por exemplo, monitorar o funcionamento do filtro, analisar o nível de acidez da água e se as bombas estão executando seu papel corretamente.

Por fim, a casa de máquinas deve atender às diretrizes determinadas pela NBR 10339/2018, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

Ela define que o espaço deve ser de fácil acesso, possibilitar a livre entrada e saída de equipamentos, além de ser bem ventilada e ter paredes à prova de umidade.

Como você viu acima, a casa de máquinas é uma peça chave para o funcionamento de uma piscina. Ao compreender o seu papel e garantir o seu bom funcionamento, será possível curtir muitas horas de lazer com a família e os amigos na água. 

Então, aproveite as informações que trouxemos acima para se informar sobre esse tema tão importante.

Por fim, se todo esse trabalho passa longe das suas habilidades, é possível contratar profissionais especializados para instalar e realizar a manutenção da casa de máquinas da sua piscina.

E nisso, a ABF piscinas pode te ajudar! É só entrar em contato conosco através do WhatsApp explicando o que você precisa, que responderemos logo em seguida. 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

nossas redes sociais

Venha conferir nossas redes sociais, clique no link abaixo para entrar.

Mais recentes

Política de Troca

De acordo com a Legislação Brasileira, compras realizadas pela internet gozam do direito de arrependimento em ate 7 dias contanto do recebimento do produto. Portanto, a Loja arca com o frete de devolução, bem como quaisquer custos advindos da mesma.

No caso de defeito do produtos constatado em ate 30 dias, a Loja procede da mesma forma. Nesse caso, a Loja se resguarda no direito de analise da peça, dentro de um período de 7 dias corridos apos recebimento.

O prazo de reembolso, é de ate 3 dias uteis contatos do recebimento da devolução da peca, podendo ser da mesma forma de pagamento que foi efetuada a compra do produto. Em caso de troca do produto por cor, tamanho ou modelo, cabe ao cliente arcar com o frete.

No ato da devolução do produto, o mesmo não deve conter nenhum indicio de uso, etiqueta na peça, e embalagem original. A entrega dos produtos é estima aos prazos estimado ao Sistema dos Correios.

O prazo máximo de postagem após pagamento aprovado é de 3 dias uteis e o prazo de entrega pode variar ate 16 dias. Após a postagem enviamos o Código Localizador de Rastreio ao cliente.

Termos e Condições

1- O prazo para despacho do pedido é de 2-4 dias úteis após a confirmação do pagamento.

2 – Não nos responsabilizamos no caso do cliente fornecer seus dados de envio errados, por favor preencha seus dados com atenção.

3 – Todos os produtos que estão expostos e disponíveis em nosso site, serão comprados e despachados posteriormente após a confirmação do pagamento.

4 – Não é possível cancelar sua compra após a mesma ter sido despachada para o país e endereço indicado, o tempo de entrega depende somente, e exclusivamente dos correios do seu país.

5 – É de total responsabilidade do cliente o acompanhamento do rastreio diretamente no site dos correios do Brasil.

6 – Caso ocorra algum problema relacionado a entrega, extravio, ou qualquer outro tipo de problema com sua encomenda, você poderá entrar em contato conosco para auxiliarmos nos procedimentos necessários para a sua resolução. Pedimos que por favor nos envie um e-mail para: contato@abfpiscinas.com.br

Perguntas Frequentes

O envio dos produtos será realizado em um prazo de 2 a 4 dias úteis após a confirmação do pagamento.

Previsão média de entrega é de 20 a 45 dias para o Brasil com o prazo máximo de 90 dias.
Não, todos os nossos produtos são enviados direto do Japão para sua casa.

Sim, você pode nos enviar um direct no Instagram ou um e-mail nos passando o produto que deseja. Envie e-mail para: japaomania@outlook.com

O frete é calculado por peso conforme tabela do Japan Post (Correios do Japão). Não existe diferença no valor de um estado para outro do Brasil em fretes internacionais.

Sim, toda encomenda proveniente do exterior está sujeita a tributação.

O valor permitido pela Receita Federal é de até $50,00 dólares, diante disso todos os nossos envios são feitos de pessoa física para pessoa física e assim tomamos todos os cuidados necessários para evitar que nossos clientes sejam taxados.

E temos a alegria de frisar que até hoje nenhum dos nossos clientes foram taxados!

Após o envio da mercadoria encaminhamos o código de rastreio via e-mail para que nossos clientes consigam acompanhar a encomenda até a chegada no destinatário.

No início de 2020, os Correios informaram que a Receita Federal do Brasil exigirá que todas as encomendas e remessas internacionais possuam a identificação do CPF/CNPJ/Número do Passaporte do destinatário para ter seu despacho aduaneiro iniciado.

A falta dessa informação poderá acarretar a proibição da entrada da encomenda e sua devolução ao exterior ou destruição, nos casos em que a devolução não seja possível.

Para garantir que NÃO HAJA DEVOLUÇÃO, pedimos que se cadastre no site dos Correios.