O algicida é um item essencial para a limpeza e manutenção de piscinas, afastando um dos problemas mais indesejados da água: as algas.
Já aconteceu de você se deparar com a água da sua piscina toda verde, piso escorregadio e aquele cheiro de rio na água? Essa situação é mais comum do que se imagina, mas pode ser revertida facilmente com a ajuda de um bom algicida.
E, por falar em algicida, você sabe o que é e como ele ajuda a manter a sua piscina sempre limpa? Não? Então, continue lendo as próximas linhas e confira todos os detalhes sobre o assunto!
O que é algicida?
O algicida nada mais é do que um produto químico que tem como objetivo eliminar as algas da água e prevenir o seu surgimento. Além disso, o mesmo é capaz de evitar aquela coloração indesejada, bem como as demais características citadas anteriormente.
Normalmente, o produto é composto a base de íons de cobre quelados, mas também pode ser produzido a partir de sais de ferro, diclorofena, hipocloretos de sódio ou cálcio, brometos de alquibenzilamónio, acetato de fentina, quinoclamina, endotal, entre outros.
No mercado podemos encontrar dois tipos de algicidas: o de choque, indicado para eliminar algas em piscinas já afetadas por sua presença e o de manutenção, utilizado em piscinas limpas para prevenir o aparecimento de algas.
Como cada tipo deve ser usado?
A sua piscina já apresenta algas? Então, você deve seguir os seguintes passos:
- Escove o fundo e as laterais da piscina com uma escova própria, eliminando a sujeira e as algas presas na superfície;
- Dilua 10 ml de algicida em um balde de água para cada 1000 litros. Depois, ligue a motobomba, coloque o filtro da piscina no modo recircular e jogue o produto diluído de forma homogênea;
- Deixe a água no processo de recirculação por 2 horas e desligue a motobomba, deixando a água em repouso entre 6 a 12 horas. Durante este período, as algas mortas pelo produto irão diretamente para o fundo da piscina;
- Assim, após o período, aspire a piscina com o filtro na função drenar, eliminando todas as algas.
A sua piscina não apresenta alga e você está usando o produto para manutenção? O passo a passo correto, é:
- Dilua 5 ml de algicida para cada 1000 litros de água em um balde;
- Jogue o produto de maneira uniforme, ligue a motobomba na função recircular e deixe a água circular por aproximadamente 1 hora. Desligue a motobomba e pronto.
Por fim, vale destacar que é altamente contraindicado o uso de cloro e algicida ao mesmo tempo. Principalmente se o algicida for à base de cobre, quando em contato com o cloro, manchas irreversíveis na superfície da piscina podem surgir. Além disso, atente-se ao rótulo do produto adquirido, pois a dosagem ideal do algicida pode mudar de marca para marca.
Enfim, agora que você já sabe tudo o que é necessário sobre algicida, que tal adquirir o seu agora mesmo e cuidar da sua piscina? Clique aqui e confira as melhores opções disponíveis em nosso site!