Um ofurô é um equipamento muito legal para se ter casa, mas para que ele realmente cumpra com o seu papel de oferecer momentos únicos de lazer e relaxamento, é necessário ter alguns cuidados específicos.
É extremamente importante realizar a manutenção periódica, e verificar como está o seu funcionamento, para assegurar o bem-estar, a segurança e a saúde de todas as pessoas que farão uso do ofurô.
Para que ele possa estar em condições de uso, e não apresente risco aos usuários, você precisará tomar precauções que iremos ensinar nas próximas linhas.
Mantenha o ofurô tampado
Esta dica vale principalmente para quem tem um ofurô instalado em área externa, já que a cobertura vai evitar que folhas, sujeiras e mosquitos caiam dentro da água. Com isso, manter o ofurô tampado ajuda muito na limpeza.
Agora se o seu ofurô fica numa área interna da casa, essa dica também é útil, mas por motivos diferentes. Nesse caso, a tampa vai ajudar e economizar, já que evitará que a água e os produtos evaporem.
Troque a água do seu ofurô
Recomendamos que troque a água pelo menos a cada 2 meses, mas se preferir você pode também trocá-la a cada banho.
A maior recomendação aqui, é que você nunca deixe seu ofurô mais de 2 dias sem água, pois isso vai danificar seriamente a sua estrutura.
Sempre que trocar a água, ou no mínimo a cada 2 meses também é importante fazer a limpeza do seu ofurô.
Para isso utilize apenas escovas de cerdas macias, e esfregue com suavidade tanto as paredes, quanto o fundo de seu ofurô. Ao fim aplique algicida para evitar o aparecimento de algas.
Para evitar acidentes, ao realizar a limpeza não se esqueça de verificar antes se a chave geral está desligada.
Outro hábito que você deve cultivar, é o de tomar banho sempre antes de entrar no ofurô. Isso irá eliminar cremes e loções que contribuem para deixar a água mais oleosa, dessa forma fazendo a água durar mais tempo.
Verifique a qualidade da água
Ao menos duas vezes por semana, verifique como está a aparência da água. Observe se existe espuma nas bordas, ou se há resíduo oleoso no revestimento interno.
Outro ponto a ser considerado é a coloração da água. Alterações no aspecto da água podem ser sinais de que o ofurô precisa de uma limpeza, ou de que os níveis químicos não estão ajustados.
Equilibre os níveis químicos
Realize semanalmente testes químicos para verificar itens como a alcalinidade, e a dureza cálcica da água. Se verificar que estes níveis estão desequilibrados, equilibre os níveis conforme as indicações do fabricante do ofurô.
O teste de dureza cálcica mede o volume de cálcio presente na água, e deve atingir valores entre 200 e 400 ppm. Números maiores podem causar incrustações, enquanto números menores tornam a água mais corrosiva.
Já o teste de alcalinidade serve para medir qual a quantidade total de substâncias neutralizadoras de ácidos presentes na água. O nível aceitável para esse teste é algo entre 80 e 120 ppm.Se restou alguma dúvida sobre como fazer a manutenção do seu ofurô de madeira, fale com a gente. Teremos o maior prazer em ajudá-lo no que precisar.