Se você abastece sua piscina com água de poço ou água de mina, provavelmente você precisa fazer o processo para controlar metais!
O abastecimento com água de poço ou mina é mais econômico, mas normalmente faz com que a água revele uma coloração quando entra em contato com o cloro.
Essa mudança de cor da água acontece porque a água de poço e de mina apresenta alta concentração de metais, por serem retiradas de áreas subterrâneas. Por isso, você precisa controlar os metais presentes na água, para evitar manchas nas roupas de banho, fundo e bordas da sua piscina.
Como identificar metais na água da piscina?
Já falamos sobre esse tema no blog, nesse texto, e contamos que perceber que sua piscina está com uma concentração alta de metais é simples. Mas vale reforçar: basta checar as bordas da piscina e observar se há presença de manchas escuras. Além disso, você pode analisar a qualidade da água, avaliando se está turva, ou com uma coloração diferente da que fica quando está recém-limpa.
Após essas observações, para ter certeza, o ideal é realizar um teste de oxidação. Em 5 passos:
- Pegue um recipiente transparente, de preferência de plástico e branco;
- Encha-o com água da piscina;
- Coloque uma colher de cloro na água, dentro do recipiente;
- Aguarde cerca de 30 minutos;
- Verifique de qual cor ficou a água e se há resíduos no fundo do recipiente.
Se a água do recipiente ficar marrom ou amarelada, sua piscina apresenta alta concentração de ferro. Caso a água fique esverdeada ou azul escura, manganês ou cobre estão presentes em sua piscina.
Como controlar metais na minha piscina?
Primeiramente, você precisará escolher um dos métodos de tratamento para a água da sua piscina. As opções são a Supercloração, ou o uso do Controlador de metais. Indica-se a supercloração para piscinas que não são feitas de vinil ou de fibra. Isso porque este processo conta do forte efeito do cloro, que irá possivelmente danificar a cor das bordas e do piso da sua piscina.
Por isso, se você tiver uma piscina de fibra ou vinil e quiser controlar os metais na água, opte pelo tratamento da água com o Controlador de metais.

Passo a passo para controlar metais com a Supercloração
- Adicione o cloro à água, de acordo com o cálculo de 25g de cloro por metro cúbico da sua piscina. Ou seja, 25g a cada 1000 litros de água;
- Desligue os equipamentos da piscina para que o decantador faça efeito;
- Aguarde para que o cloro faça efeito e os resíduos metálicos decantem;
- Após aguardar, coloque o filtro da piscina na posição drenar, para que, enquanto você aspira a sujeira com o seu aspirador de piscina, os dejetos sejam jogados no esgoto.
Passo a passo do uso do controlador de metais
Caso sua piscina seja feita de fibra ou de vinil, esse método é o mais assertivo e recomendado. Além de controlar metais, ele ajuda a retirar manchas do fundo e bordas da sua piscina, que podem ter sido causadas por objetos metálicos que caíram lá dentro, como moedas, grampos de cabelo ou pregadores de roupas, botões e por aí vai.
- Primeiro, certifique-se de que a piscina está com o nível de cloro abaixo de 1 ppm. Se a concentração de cloro estiver acima disso, utilize um produto para reduzir o nível de cloro;
- Calcule a quantidade do controlador de metais que utilizará, pensando que para cada 1000 litros de água que a sua piscina tenha, você deve adicionar 40 mL do controlador de metais;
- Adicione a quantidade correta de controlador de metais na água da sua piscina, de forma bem distribuída em todo o seu comprimento;
- Deixe a piscina filtrando por volta de 8h;
- Esse processo deve ser repetido por volta de 4 vezes, até que a quantidade de metal na água seja balanceada.
- Se em alguma das repetições do processo houver decantação de materiais no fundo da piscina, aspire com o filtro na posição drenar.
Lembre-se que, durante os dias desse processo, a piscina não pode ser utilizada para banho, e também não deve receber adição de outros produtos. Após isso, a alcalinidade da piscina estará balanceada e você poderá utilizá-la normalmente.
Enfim, conte com a ABF Piscinas para manter sua piscina limpa e bem cuidada, garantindo a felicidade de toda a família!
Fonte:
Vídeo: Metais na água da piscina? Saiba o que fazer. Consultado em 23/02/2022