Se deparar com a piscina verde, sobretudo após grandes períodos sem uso, é algo mais comum do que se imagina. Mas que tal aprender a limpar tudo isso?
O verão chegou e belo dia você acordou, foi até a piscina e pá: encontrou uma água totalmente verde. Esse contratempo é mais comum do que se imagina e essa coloração se dá pelo surgimento de algas microscópicas que possuem clorofila, um pigmento verde que permite a fotossíntese.
A coloração tende a ser variada, mas ela não é nem um pouco desejada para dar aquele mergulho. Mas como limpar? Tudo tem uma solução e nós vamos te mostrar isso nas próximas linhas!
Comece peneirando a piscina verde
O primeiro passo é realizar a limpeza física de toda a sujeira grosseira da piscina verde. Normalmente essa sujeira é composta por algas, folhas em decomposição e outros materiais orgânicos e inorgânicos.
Retire manualmente o máximo de folhas e detritos que puder com o auxílio de uma peneira. Esse processo é essencial para evitarmos o entupimento do aspirador e da bomba no processo de aspiração.

Hora da escovação
O segundo passo é escovar toda a superfície da piscina com a ajuda de uma escova conectada à haste metálica. Este processo garantirá que as algas presas a parede e fundo da piscina se soltem.
Portanto, comece pelas paredes da piscina e complete escovando o fundo. Siga essa sequência para garantir uma maior visibilidade, considerando que o fundo sempre conta com maior sujeira.
Corrija o pH e Alcalinidade da piscina verde
Com os passos anteriores completos, inicie a correção de seus parâmetros físico-químicos. O objetivo é corrigir a alcalinidade para faixa entre 80 e 120 PPM e o pH para a faixa entre 7,2 e 7,8.
No processo, a ordem deve ser: correção da alcalinidade e, posteriormente, correção do pH. Essa ordem permitirá que o pH se torne menos sensível a variações. Para auxiliar na correção, utilize um kit colorimétrico ou uma fita teste.
Decantação
Hora da limpeza química da água! Você deverá decantar toda a sujeira e matar todas as algas existentes, inibindo também um novo “boom”.
Para isso, aplique um clarificante líquido e ligue a bomba e filtro na opção recircular. Assim, deixe por cerca de uma hora e aplique um algicida. Aguarde 15 minutos e desligue a motobomba deixando a água descansar por aproximadamente 12 horas.

Aspiração da piscina verde
Depois desse período a água estará quase transparente, porém com bastante sujeira no fundo da piscina. Por isso, é hora de fazer a aspiração. Como este é um caso emergencial, deve-se fazer a aspiração drenando, ou seja, jogando a água aspirada para o esgoto.
Supercloração
A aspiração deve remover a maior parte da sujeira, então, agora é hora de clorarmos a piscina, garantindo a sanitização da água.
Coloque uma dose de choque de aproximadamente 14 m/g³ espalhados por toda a superfície da piscina. No caso do hipoclorito de cálcio, não se esqueça de pré-diluir bem todo o cloro em um balde antes de aplicá-lo na piscina.
Por fim, a limpeza de bordas
Com a cloração da água realizada, é hora da limpeza da linha de borda. Para isso, é essencial usar uma esponja de lavar louças acompanhada de um detergente especial para piscinas.
Com essa limpeza, a piscina estará pronta para uso. Entretanto, antes do mergulho deve-se medir novamente a alcalinidade e corrigi-la se necessário, assim como o pH, caso seja necessário.
Deixe o motor ligado com os registros de aspiração, coadeira, ralo de fundo e retorno abertos e o registro de esgoto fechado. A piscina poderá ser liberada para uso assim que o cloro residual marcar entre 0,5 e 5 PPM.
Enfim, seguindo essas dicas, dar adeus para a piscina verde será uma missão simples. Escolha a limpeza ao invés do esgotamento da água, pois isso pode comprometer a estrutura da piscina.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e encontre tudo o que você precisa para manter sua piscina sempre limpa!