Quando falamos em tratamento de emergência para piscina, logo uma série de dúvidas começam a surgir. Com toda a certeza, a transparência da água tem muita importância na hora do mergulho, afinal, ela demonstra que a piscina é bem cuidada e de água limpa.
No entanto, imprevistos podem acontecer e é aí que o tratamento de emergência para piscinas entra em cena. Então, que tal saber mais detalhes sobre ele e como ele é feito? Continue lendo as próximas linhas e saiba mais!
O que é o tratamento de emergência para piscina?

O tratamento de emergência é um procedimento realizado em piscinas que normalmente estão com água turva, algas e principalmente quando a água está imprópria para banho. Dessa forma, é um tratamento feito para evitar que banhistas sejam infectados por doenças.
O não cuidado com a piscina pode ser um forte disseminador de bactérias. Mas não só isso, este também pode se tornar um ambiente propício para mosquitos, como o Aedes Aegypti, popularmente conhecido como mosquito-da-dengue.
A Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP) destaca a importância da limpeza das piscinas para o combate da dengue.
Quando deve se realizar o tratamento de emergência para piscina?
Ao constatar alteração no pH da água ou ao perceber que a água está turva, verde ou com mau cheiro. Outro momento para a realização da limpeza é após a utilização de produtos para a pele por banhistas.
O uso de protetor e bronzeador pode deixar a água e as bordas da piscina com aspecto gorduroso e com espuma. Caso visualize situações como essa, certamente esse é o momento para realizar o tratamento na piscina.
3 Produtos utilizados no tratamento de emergência de piscinas
O ideal é realizar o tratamento com profissionais especializados. Entretanto, algumas dicas de produtos podem auxiliar na hora de realizar o tratamento de emergência em piscinas. Confira!
Cloro
O cloro é uma substância que elimina bactérias da água e neutraliza a proliferação de algas. Quando não utilizado na limpeza das piscinas, é provável que a água tenha sua coloração alterada, normalmente para o verde. Esse é um dos principais e mais conhecido produto na hora de realizar tratamento de emergência em piscinas.
Sulfato de alumínio
O sulfato de alumínio deve ser utilizado nas limpezas por regular o pH da água. Entretanto, deve-se utilizar o mesmo da maneira correta, pois seu uso de forma errônea pode desregular o pH da água a ponto de torná-la imprópria para banho.
Barrilha leve
A barrilha leve é um produto composto por carbonato de sódio. Assim como o sulfato de alumínio, o uso da barrilha deve ser feito com cuidado. Além de alterar o pH, pode aumentar a acidez da água.
Vale ressaltar que no tratamento de emergência de piscinas o uso de luvas é necessário para o manuseio seguro de componentes químicos. Também é importante que os produtos fiquem longe de crianças e animais.
Onde encontrar produtos para tratamento de emergência de piscinas

A ABF Piscinas tem 14 anos de experiência no segmento de piscinas e está presente em Fortaleza, no Ceará. As instalações da loja contam com produtos e equipamentos específicos para limpeza, cuidados e tratamento de emergência de piscinas.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o tratamento de piscinas? Confira 4 dicas para manter sua piscina em dia!
Fonte:
Cuidados com a piscina: 7 dicas fundamentais. Anapp. Consultado em 12 de julho de 2022.